Naturologia na tecnologia de ponta para Saúde Desportiva

A expansão dos campos de atuação da Naturologia é um fenômeno consistente e visível. A mais recente edição do Iron Man Brasil 2013 em Florianópolis teve como vencedor o triatleta norte-americano Timothy O’Donnel, atleta vinculado aos produtos Bio Power, resultados das pesquisas e desenvolvimento de produtos da empresa Multiple Energy Technologies, localizada em Pittsburgh, Estados Unidos. Os produtos Bio Power, que incluem roupas e acessórios cuja tecnologia combina os efeitos duplos entre biocerâmica e terapia vibracional, foram desenvolvidos por equipe da qual faz parte o naturólogo e ex-professor da UNISUL, Francisco Cidral Filho, que é PhD em Neurociências pela UFSC.

Os produtos desenvolvidos por Francisco Cidral (em co-autoria com o químico Francisco de Paula) têm sido utilizados por vários atletas de destaque das mais variadas modalidades desportivas, como futebol, fisiculturismo, triathlon; judô, beisebol e basquete. A tecnologia dos produtos desenvolvidos utiliza os efeitos terapêuticos de materiais Biocerâmicos, cujas partículas minerais ultrafinas extraídas da floresta Amazônica têm propriedades fototérmicas. Quando aquecidos pelo corpo humano, os minerais emitem radiação infravermelho longo que aumenta o metabolismo celular, induz a analgesia, promove o relaxamento muscular e diminui a inflamação e o estresse oxidativo. Além disso, os produtos Bio Power têm seus efeitos amplificados por tecnologia vibracional.

Francisco Cidral Filho tem conduzido uma série de testes vinculados às pesquisas sobre estes produtos que conjugam tecnologia mais inovadora e de ponta com os conhecimentos das terapêuticas vibracionais. Além dos já comprovados efeitos na aceleração da recuperação muscular e diminuição da dor nas articulações, promoção do relaxamento muscular e liberação de toxinas e tensão, outros testes evidenciaram benefícios ainda mais amplos. Em testes pré-clínicos, os produtos BioPower induziram efeito analgésico, anti-inflamatório e antioxidante em modelos experimentais de dor neuropática, pós-operatória e pós-isquemia reperfusão.

Se a Naturologia já é opção em expansão para preparação de atletas de alto desempenho, com Núcleo de atendimento à Saúde Desportiva fazendo parte do estágio obrigatório em Naturologia desde 2012, o trabalho do prof. Francisco Cidral Filho revela mais uma possibilidade de atuação, exigindo elevada capacidade teórica e técnica, para a qual a Naturologia responde de forma inovadora e revolucionária!!!

Deixe um comentário