Abacate

Persea americana

 

Família: Lauraceae

Nomenclatura popular: abacate

Parte utilizada/órgão vegetal: fruto

Indicações terapêuticas: a polpa do abacate pode ser usada como uma manteiga vegetal e no preparo de vários pratos. Creme estimulante do crescimento capilar, máscara facial, amaciante para mãos e pele em geral e pomada cicatrizante de feridas. A fruta também é apontada como afrodisíaco e emenagogo. Diarreia, cefaleia, contusões, dores reumáticas. Diurético. Insuficiência hepática e retenção da bile.

Contraindicações: não há relatos

Precauções de uso: nenhuma

Efeitos adversos: reação alérgica ao abacate – isoladas a boca ou garganta (síndrome da alergia oral: coceira na boca, garganta e língua inchada), mais raramente acompanhadas de outros sintomas como dificuldade respiratória, constrição torácica, cólica abdominal e diarreia. Sensibilidade alérgica cruzada existe entre o abacate e melão (tipo Cantaloupe), pêssego, banana, castanhas, tomate, batata e kiwi. Sensibilidade cruzada foi observada também em pacientes com alergia ao látex da borracha natural e abacates. Este tipo de sensibilidade cruzada também é chamada de síndrome látex-fruta ou alergia látex-fruta. O mecanismo inflamatório mediado pelo IgE mostrou-se similar em produzir reações alérgicas ao látex, banana e abacate.

Interações medicamentosas: uma diminuição do efeito anticoagulante da warfarina foi relatada em 2 pacientes após ingestão de abacate.

Formas farmacêuticas: fruto, óleo, folhas frescas, infuso, tintura

Vias de administração e posologia (dose e intervalo):  alimento ad libitum. O óleo é usado em cosméticos. O infuso para ativar as funções hepáticas e biliares é feito com folhas novas e tomado em jejum e 30 minutos antes do almoço. O infuso como antidiarreico deve ser tomado após cada evacuação e é preparado com 4g de folhas frescas (1 colher de sopa para cada ½ xícara de água). Como diurético a dose pe 2 vezes ao dia, sendo que a última deve ser tomada antes das 17h. A dose não deve ser excedida pois pode ocasionar queda da P.A. A polpa com mel pode ser usada diretamente sobre a pele do rosto, mãos e corpo. A tintura (30g de folhas frescas + 60 g de semente ralada na hora para 1 litro de álcool de cereais 63º e após a filtragem acrescenta-se 4 pedras de canfora) pode ser aplicada diretamente sobre as partes doloridas e articulações com osteoartite.

Tempo de utilização:

Superdosagem: não há relatos

Principais classes químicas: gordura vegetal, açúcares, carboidratos, óleo fixo, substâncias amargas, vitamina D, óleos essenciais, mucilagens, taninos, pigmentos (carotenoides e clorofila)

Informações sobre segurança e eficácia: foi relatado na literatura o envenenamento de ruminantes por ingestão de abacate.

Anúncios